Técnico em Transações Imobiliárias – TTI

Objetivos do Curso

A partir da identificação sobre a importância da atividade do corretor de imóveis para uma determinada localidade, em todas as suas esferas, seja social, econômica, política e ambiental, o programa do curso Técnico em Transações Imobiliárias, objetiva a formação de um profissional, contemplando com disciplinas que repassam as áreas de administração, planejamento, gestão e operacionalização no ramo imobiliário, capacitando-o para atuar em:
Empresas e Escritórios Imobiliários, na função administrativa, gerencial, técnica e comercial.
Oferecer à categoria um curso específico, criado especialmente para atender demandas identificadas, levando em conta conhecimentos exigidos pelo mercado.

Público Alvo e Requisitos

O Público Alvo compreende todos aqueles que atuam na área de maneira informal, na ilegalidade, e mais propriamente ao adulto que queira se inserir no mercado de trabalho o ainda a outros que, pelo tempo que perderam, procuram uma inserção profissional que possa satisfazer seus anseios e necessidades.
Para matrícula no curso, em qualquer módulo, o candidato deverá apresentar:
– Idade mínima: 18 anos completos no ato da matrícula;
– Escolaridade mínima: estar cursando a 3ª série ou ter concluído o ensino médio;

Estrutura do Curso

O ensino a distância tem vários modos de acontecer, mas as pesquisas indicam que aqueles que incluem comunicação de dupla via (educador – educando) têm resultados iguais ou superiores aos apresentados pelo ensino presencial. Na modalidade à distância, o pressuposto epistemológico é de que “o aluno tem que se movimentar para construir a própria aprendizagem – não pode mais supor que a aprendizagem só acontece a partir de uma sala de aula”.
O curso contemplará aspectos de auto-instrução, para o qual foram elaborados materiais para o estudo independente, contendo objetivos claros, auto-avaliação, exercícios, atividades e textos complementares. Associa um enfoque multimeio, onde, junto ao uso de textos impressos organizados em forma de fascículos, combinam-se outros meios e recursos, tais como: comunicações mediante telefone, fax, e-mail e avaliação.
O curso deverá se enquadra numa logística de centralização da produção combinada com uma descentralização da aprendizagem, onde o processo de comunicação tem como meio principal a palavra escrita, estando associadas orientações por tutoria, computador, telefone, auto-avaliações e avaliações finais.

Organização Curricular

O curso estará estruturado conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, consubstanciadas na Lei de Diretrizes e Bases (artigo 3º, LDB nº. 9.394/96), no Parecer CEB/CNE nº. 16/99, nas Resoluções CNE/CEB nº. 04/99, n° 01/2004 e Resolução n° 360/2000-CEC. Desenvolver-se-á na modalidade de Educação a Distância. O curso foi aprovado pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará mediante Parecer Nº0197/2010.

Carga horária

O curso de Técnico em Transações Imobiliárias oferecerá carga horária de 900 horas, adicionando-se o estágio de 200 horas o que perfaz o total de 1.100 horas; lembrando que o estágio curricular será realizado em empresas e escritórios imobiliários conveniados com o curso.